Publicado por: . | 27/04/2012

Reunião Ordinária do CNCG

Participei da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – CNCG, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, nos dias 24, 25 e 26 de abril.  O evento reúne representantes das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil.

Na manhã de terça-feira (24/04) foi realizada a solenidade de abertura da Feira Internacional de Segurança Urbana – ISC BRASIL 2012 e, à tarde, ocorreu a abertura da Reunião, pelo Presidente em exercício do CNCG, Coronel José Luiz Masnik, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Santa Catarina. Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo;  a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e o Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto.

A eleição para o Conselho Deliberativo para o período de 2012/2013 ocorreu durante a manhã da quarta-feira (25/04), assim constituído:

Presidente: Coronel PMSC Nazareno Marcineiro

1o Vice: Coronel BMSC José Luis Masnik

2o Vice: Coronel PMMS Carlos Alberto David dos Santos

Sul: Coronel BMRS Sérgio Roberto de Abreu

Sudeste: Coronel PMESP Roberval Ferreira França

Centro-Oeste: Coronel PMMT Osmar Lino Farias

Norte: Coronel PMRR Gleisson Vitória da Silva

Nordeste: Coronel PMRN Francisco Canindé de Araújo Silva

Durante a eleição ocorreu um fato inédito na história do CNCG, pois mesmo pertencendo à chapa anterior e nela permanecendo, fui reeleito presidente da regional nordeste.

À tarde houve uma palestra com o Arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, Dom Osvino José Both e o Presidente da Associação Pró- Capelania Militar Evangélica do Brasil, Reverendo Aluísio Laurindo da Silva, sobre “A Capelania nas Instituições Militares”. Em seguida assistimos palestra com o Professor Dr. Alexandre de Moraes sobre Assessoria Jurídica do CNCG, finalizando o dia com uma visita a Feira Internacional de Segurança Urbana – ISC Brasil 2012.

Na quinta-feira (26/04) foi realizada palestra com o Promotor de Justiça do Estado da Paraíba, Dr. Francisco Glauberto Bezerra, sobre “A Responsabilidade Civil e Penal dos Bancos pela Segurança Bancária”. Essa apresentação foi proposta ao CNCG por este Comandante, pois assisti à exposição do Dr. Glauberto na última reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste – CONSENE, ocorrida em São Luiz/MA, e considerei relevante a difusão do conhecimento com os demais Comandantes Gerais.

Finalizando a reunião do CNCG aconteceu um debate, restrito aos Comandantes Gerais das Policias e Bombeiros Militares, de interesse estritamente institucional.


Responses

  1. Realmente não dá pra entender a enorme diferença salarial entre os policiais civis e militares…Talvez isso reflita um pouco a capacidade de diálogo junto ao poder executivo…Sei que o Cel Araújo assumiu recentemente e a polícia tem avançado sob seu comando, o problema é que ele pegou o bonde já no prego…

    Tomara que um dia os gestores tratem por igual as duas polícias

    • Prezada Napoleandra, agradeço suas palavras, nossa missão é administrar lutando por melhores condições de trabalho e reconhecimento salarial.

  2. Caro Cmt Geral da PMRN,acredito que essa reunião é muito importante para todas os orgãos de segurança pública no Brasil,mas afinal o que foi discutido na reunião?,que beneficios essas reuniões trarão para as tropas militares Estaduais?foi discutido a ampliação com aumento de participantes dos cursos do SENASP para preparo para copa do mundo ?falou-se sobre incentivos salariais? e a PEC 300?o futuro das aponsentadorias dos militares Estaduais?falou-se sobre o teto máximo salarial nos Estados? e a bolsa Copa, foi discutida e cobrada ao Governo Federal,ou vai ficar só na promessa do governo Federal?alguem falou lá a respeito de unificação salarial com as Policiais civil de seus Estados?,visto que os delegados ganham de sálario no início de carreira, quase o dobro aos dos coroneis,e agentes quase o dobro dos soldados,falou-se os Governos Estaduais vão pagar as promessas de implantação de subsídios que prometeram as suas forças militares Estaduais?,pois essas são as dúvidas da tropa e particulamente as minhas,visto que pouco importa quem vão fazer parte do Conselho Deliberativo para o período de 2012/2013.Digo e pergunto tudo isso, com todo reipeito a vossa Senhoria.
    Pois bem comandante, acredito que se não tocou nos assuntos descritos acima nessa reunião,então, ela não foi proveitosa.
    Por fim, parabéns a vitória, por ter sido reeleito presidente da regional nordeste no Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – CNCG.

    • Prezado Caio César, todos esses topicos foram abordados, pois todas as PMs do Brasil vivem as mesmas situações em cada Estado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 400 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: